CI

Chuva intensa e granizo deixam lavouras gaúchas em alerta

RS terá sequência de temporais até segunda-feira


Foto: Pixabay

O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma sequência de tempestades entre quinta-feira (16) e segunda-feira (20), com potencial para provocar impactos nas lavouras de inverno. De acordo com informações do Meteored, a previsão indica chuva volumosa, granizo e ventos intensos, com acumulados que podem superar 180 milímetros entre os dias 17 e 22. Em cenários extremos, os volumes podem se aproximar de 300 milímetros. As áreas mais suscetíveis são a Campanha, Fronteira Oeste, Missões, Região Central, Região Metropolitana e Planalto.

O cenário preocupa produtores em um momento importante para as culturas de inverno. Até 9 de julho, 87% da área prevista para o trigo no Estado já havia sido semeada. A canola ocupava 353.397 hectares e estava em desenvolvimento vegetativo, enquanto a cevada se encontrava entre as fases de emergência e perfilhamento.

Segundo a análise, a persistência das chuvas pode interromper a semeadura, dificultar a adubação nitrogenada e favorecer processos de erosão, lixiviação e encharcamento do solo. A situação é agravada pelo elevado teor de umidade já registrado em diversas regiões. Recentemente, a Emater havia informado dificuldades para a entrada de máquinas nas lavouras e para a realização de tratos culturais.

A quarta-feira (15) deve ser o último dia com tempo firme e representa a principal oportunidade para a execução das atividades no campo antes da mudança das condições meteorológicas. A partir de quinta-feira, uma área de baixa pressão sobre a Argentina, associada ao transporte de calor e umidade pelo Jato de Baixos Níveis, deve favorecer o avanço das primeiras tempestades sobre municípios como Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Santiago, Santa Maria, Bagé, Pelotas e Rio Grande. Na sexta-feira (17), a instabilidade deve alcançar Ijuí, Passo Fundo e Porto Alegre.

Além da chuva, o calor previsto antes da chegada das tempestades deve aumentar o potencial para eventos severos. Na sexta-feira, as temperaturas poderão ficar entre 10°C e 13°C acima da média, com máximas superiores a 32°C. Entre sábado (18) e domingo (19), a expectativa é de que os núcleos mais intensos se espalhem por diferentes regiões do Estado, enquanto uma nova rodada de tempestades está prevista para segunda-feira. O risco de granizo deve ser mais elevado entre sábado e segunda.

O trigo aparece como a cultura mais vulnerável. Em São Borja, cerca de 90% dos 18 mil hectares previstos já haviam sido implantados, e aproximadamente 30% das áreas mais precoces entravam na fase de alongamento do colmo. Conforme a análise, volumes superiores a 50 milímetros podem impedir a circulação de máquinas em solos argilosos, enquanto acumulados acima de 100 milímetros elevam o risco de erosão, problemas de drenagem e acamamento das lavouras mais desenvolvidas.

Na canola, parte das áreas mais precoces já inicia o florescimento, fase considerada sensível aos efeitos do vento, do granizo e do excesso de umidade. Já na cevada predomina o desenvolvimento vegetativo inicial e o perfilhamento, etapas que também podem ser afetadas pelas condições climáticas previstas.

O Meteored orienta que, entre terça e quarta-feira, os produtores priorizem operações consideradas indispensáveis, como aplicações, adubação nitrogenada, limpeza de canais de drenagem, retirada de máquinas de áreas baixas e conclusão da semeadura apenas onde houver condições adequadas de solo. A análise também destaca que pulverizações devem considerar o aumento da intensidade dos ventos previsto para quinta-feira.

O alerta também se estende às estruturas das propriedades rurais. Silos, galpões, pivôs e construções leves devem ser vistoriados previamente, já que rajadas de vento e granizo podem provocar danos, mesmo em locais onde os volumes de chuva sejam menores.

Durante o período de maior instabilidade, entre quinta e segunda-feira, a recomendação é interromper as operações durante trovoadas, evitar o tráfego de máquinas sobre solos saturados e acompanhar os avisos relacionados ao risco de granizo e ventos fortes. Também é indicado garantir que os rebanhos tenham acesso a áreas mais altas e locais de abrigo. A previsão aponta uma redução temporária da instabilidade na terça-feira (21), mas novas tempestades podem voltar a atingir o Estado a partir da quarta-feira (22).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7